Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

Realizar check-in via web reduz tempo de embarque pela metade

Web check-in reduz pela metade o tempo gasto nos procedimentos pelo passageiro

Em entrevista para a Agência de Notícias ABEAR, o gerente de desenvolvimento de aeroportos da TAM, José Luis Quesado, reforça que passageiro só faz o processo tradicional de embarque se ele quiser e explica como a tecnologia facilita a vida de quem vai viajar.

Para TAM, conforto do passageiro é importante dentro  e fora das aeronaves

Para TAM, conforto do passageiro é importante dentro e fora das aeronaves

 

Agência ABEAR: O senhor ocupa um cargo pouco conhecido. O que faz exatamente o Gerente de Desenvolvimento de Aeroportos?

José Luis Quesado: A área surgiu há três anos. Neste período, o nosso objetivo tem sido simplificar os processos pelos quais os passageiros passam e oferecer a eles a melhor experiência de viagem.

Agência: E quais as soluções desenvolvidas nesse sentido?

Quesado: atuamos fortemente na acessibilidade de check-in.

Agência: Quais as ferramentas de check-in disponíveis hoje para os passageiros da TAM?

Quesado: Começamos em 2004, apresentando os totens de autoatendimento, aqueles onde o passageiro emite o seu bilhete de embarque sem necessidade de se apresentar no balcão e, caso necessite despachar bagagem, terá um guichê específico para isso. Este passageiro pode levar até 50% menos tempo para executar o procedimento de check-in em relação aos que se dirigem ao balcão. Atualmente temos 166 totens em 26 aeroportos. A meta é instalar mais 44 totens e oferecer o autoatendimento em 30 aeroportos até o fim de 2014.

Com os serviços on-line se tornando cada vez mais comuns e após diversos testes, no início de 2010 implementamos o web check-in. É a modalidade mais recomendada para os períodos de alta estação e de grande movimento nos aeroportos, pois o passageiro chega ao aeroporto com o bilhete já emitido e precisa apenas despachar a bagagem em um balcão dedicado para quem já está com a passagem. Quem não tem bagagem pode se dirigir diretamente ao portão de embarque.

Agência: Também é possível fazer check-in pelo celular?

Quesado: Sim. Alguns meses após lançado, o web check-in foi adaptado ao ambiente mobile. O passageiro acessa a página da TAM pelo smart phone e faz o mesmo procedimento do computador, sem dificuldades. Isso permite realizar check-in no táxi, a caminho do aeroporto, por exemplo. Mas o melhor é que não é necessário imprimir o bilhete. O código que aparece na tela do celular é compatível com os leitores infravermelhos dos aeroportos – no portão de embarque – e da companhia, para entrar no avião.

Agência: E o Auto Check-in, lançado recentemente? O que é?

Quesado: Foi lançado em janeiro. É a forma de facilitar a vida do passageiro dando-lhe a possibilidade de que o check-in seja feito automaticamente. No ato da compra, uma mensagem aparece para o passageiro perguntando se ele deseja que o check-in seja feito automaticamente. Com isso, ele recebe uma mensagem com o bilhete e as imagens dos códigos necessárias para acessar o portão de embarque com 72h de antecedência do voo.

Agência: Além da economia no tempo de viagem, o que mais o passageiro ganha?

Quesado: Uma experiência de viagem confortável desde o início. Por mais curto que seja o voo, o passageiro acostumou a ter conforto apenas dentro da aeronave, quando ela está voando. Os novos aeroportos do Brasil trarão espaços de compras e restaurantes e prometem procedimentos mais rápidos de decolagem, pouso e bagagem. Desde sempre, queremos que as pessoas desfrutem da viagem e não percam tempo em processos que a tecnologia pode ajudar a resolver.

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 8º andar - sl. 832 |
    Centro | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215