Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

Reforço de equipe e treinamento direcionado agilizarão operações na Copa, diz executiva da TAM

Para atender à demanda de passageiros durante a Copa, as empresas aéreas remanejaram as escalas de férias para garantir que 100% do seu efetivo esteja a postos durante o evento. Além disso, as companhias vão reforçar suas equipes com a criação de dois mil postos de trabalho, incluindo temporários e efetivos. A maioria do pessoal extra estará alocada em solo, com o objetivo de assegurar a prestação de serviços a todos os clientes e agilizar o atendimento, o que vai otimizar toda a operação – do check-in ao desembarque do passageiro.

As empresas também investiram em capacitação de todo o pessoal que vai trabalhar durante o evento. As equipes de segurança, por exemplo, passaram por treinamento em situações adversas nos aeroportos e durante os voos. E as equipes multidisciplinares vêm realizando simulações de contingências operacionais, como remoção de aeronave da pista em caso de pane, entre outras situações.

Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da TAM, reforça que o time das aéreas já está em campo e que chegou a hora de conectar as pessoas aos jogos. Veja abaixo a entrevista realizada com a executiva:

 

Agência ABEAR: Qual a principal preocupação da operação Copa?

GISLAINE ROSSETTI: A Copa representa um grande desafio logístico devido às dimensões continentais do País, mas estamos preparados. Trabalhamos com muito cuidado e atenção a cada detalhe da malha aérea, do atendimento nos aeroportos, da prestação de serviço 24 horas, e da informação precisa e ágil para o passageiro.

Agência: A qualidade do atendimento está relacionada com quais fatores, além de pessoal?

GR: Primeiramente, com o engajamento das equipes da linha de frente e de todos os funcionários da empresa, para a prestação de um atendimento ágil, com prontidão e qualidade. Para isso, nossas equipes recebem uma capacitação específica. Temos, ainda, um conjunto de ações que compõem as iniciativas estratégicas da empresa. Elas vão desde as ações operacionais, para garantir eficiência, até as ações de comunicação, que servem para assegurar um processo rápido e com informações precisas aos passageiros.

Agência: Quais desafios essa equipe em solo deve estar preparada para enfrentar, se tratando de Copa?

GR: Teremos momentos de pico nos aeroportos e com um número bastante elevado de clientes. Por conta disso, nossa equipe precisa estar ainda mais atenta e procurar atender ao cliente com prontidão e pontualidade para que eles consigam chegar aos destinos com segurança e qualidade. Toda contingência deve ser observada com muita atenção para garantir a agilidade dos serviços.

Agência: Do que depende a eficiência e o sucesso desse trabalho?

GR: Ao planejamento e às ações coordenadas. Ao mesmo tempo em que contratamos e capacitamos os 164 funcionários temporários para reforçar a linha de frente, uma mesa de controle operacional formada por uma equipe multidisciplinar vai atuar todos os dias, durante 24 horas, para lidar com situações contingenciais. Acreditamos que ações coordenadas, como aeronaves extras, back up de sistemas, processo contínuo de informação, entre outras, podem nos ajudar a gerenciar todas as situações de forma mais sistêmica e fazer a diferença para os nossos passageiros.

 

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 8º andar - sl. 832 |
    Centro | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215