Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

20 dias para a Copa: Setor aéreo prepara maior operação da história

Empresas garantem 67 mil voos entre as cidades-sede, reforço no efetivo e 500 aviões no ar

 

 

 

A 20 dias da abertura da Copa do Mundo, as companhias aéreas brasileiras anunciam o conjunto de medidas para atender, com o máximo de eficiência, todo o fluxo de passageiros durante os meses de junho e julho.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz enfatiza que o setor aéreo está habituado a lidar com grandes volumes de passageiros todos os anos, durante feriados prolongados como o Carnaval e as festas de fim de ano, com intensa movimentação nos aeroportos. “É a primeira vez que uma operação no setor aéreo desse porte está sendo coordenada no Brasil. Esperamos que na Copa a capacidade dos aeroportos esteja plena para garantir o bom andamento do evento”, diz.

Sobre a infraestrutura aeroportuária, o executivo lembra que as empresas aéreas vêm trabalhando em conjunto com autoridades e administradoras de aeroportos para que as mudanças nos terminais estejam concluídas dentro dos prazos determinados e possam atender ao volume de passageiros esperado.

 

Veja abaixo as principais medidas do setor aéreo para a Copa:

MALHA AÉREA

O planejamento para o Mundial começou no segundo semestre de 2013, quando foi solicitada à ANAC a criação de uma malha aérea específica para otimizar o tráfego de passageiros entre as cidades-sede. Somente nos dias de jogos, serão 67 mil voos para as cidades-sede, um aumento de 31% no volume de operações em comparação com a malha aérea regular. A oferta será de 7,2 milhões de assentos.

500 AERONAVES NO AR

A manutenção programada é fundamental para garantir a disponibilidade de 100% da frota durante o Mundial. Para isso, as companhias anteciparam planos de revisão das suas aeronaves para que todas operem na Copa. A frota total foi ampliada em 35 aviões, que já haviam sido adquiridos. Ao todo, serão 500 aeronaves voando pelo país.

REFORÇO NO EFETIVO

O cronograma de férias foi remanejado para garantir escalas de trabalho completas. Com isso, tripulações e equipes de solo estarão a postos entre junho e julho. As companhias também realocaram parte de seu efetivo para regiões onde haverá aumento de demanda. Um dos critérios para esse redirecionamento é a fluência em outras línguas, além do inglês ou espanhol. As operações para a Copa contribuíram para a geração de mais de dois mil postos de trabalho, entre temporários e efetivos.

As equipes de serviços auxiliares também estarão com disponibilidade total, o que soma 44 mil profissionais nos terminais aéreos de todo o Brasil.

AEROPORTOS

A ABEAR tem acompanhado as reformas, a conclusão das obras e o início de operações dos novos aeroportos, com especial atenção às questões meteorológicas. Nesse sentido, a ABEAR, a ANAC, os órgãos de controle do espaço aéreo (DECEA), a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA) e a Infraero seguem num esforço conjunto para um plano de contingência. A meta é prever aeroportos alternados caso haja impossibilidade de pouso ou decolagem em terminais mais expostos a intempéries comuns no inverno, como Salgado Filho (Porto Alegre), Afonso Pena (Curitiba), Guarulhos e Congonhas (São Paulo).

GUIA PARA O PASSAGEIRO ESTRANGEIRO EM INGLÊS E ESPANHOL

Criado pela ABEAR para atender aos passageiros estrangeiros que chegam ao País para os jogos, o Guia do Passageiro reúne orientações em todos os passos: da compra da passagem até a saída do aeroporto no Brasil. Além de dicas para comprar a passagem mais barata, como proceder na hora do embarque, recomendações sobre bagagens e documentação necessária, o Guia traz também uma série de informações para a utilização de transportes terrestres, como ônibus, metrô e táxi, com dicas sobre distância dos aeroportos das cidades-sede até o centro dessas capitais. O Guia está disponível no site da ABEAR (www.abear.com.br) e também poderá ser baixado em formato de aplicativo para tablets e smartphones.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

A Agência ABEAR vai concentrar a sua cobertura nos aeroportos das cidades-sede, com a missão de antecipar situações que impactem as operações de pousos e decolagens. Para isso, terá uma equipe de 18 estudantes de jornalismo, responsáveis pelo acompanhamento dos terminais nos dias de jogos. A iniciativa é o Programa Jovem Jornalista, uma oportunidade a alunos do último ano do curso para atuarem como voluntários no evento e ainda concorrer ao Prêmio ABEAR de Jornalismo, em uma categoria especial. Será realizado um treinamento com os estudantes nos aeroportos das 12 cidades-sede. O conteúdo elaborado será publicado na agência (www.agenciaabear.com.br) e distribuído à imprensa em formato de boletins.

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 8º andar - sl. 832 |
    Centro | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215