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ABEAR promove curso “Relações contemporâneas de consumo” para colaboradores das empresas associadas

Sodré destacou a publicação do Código de Defesa do Consumidor

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) realizou na quinta-feira (16) o primeiro dos quatro encontros do curso “Relações contemporâneas de consumo”, que integra o Programa Capacitar. A aula inaugural, promovida na sede da ABEAR, em São Paulo, foi conduzida pelo professor de Direito Marcelo Sodré, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A turma é composta por colaboradores da AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e TAP.

Sodré discorreu sobre as relações de consumo ao longo da história, destacando também a evolução do assunto no Brasil. O professor lembrou da criação, pioneira entre as entidades da área no país, em 1975, da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (PROCON-SP), na qual exerceu o cargo de diretor. Também destacou a publicação do Código de Defesa do Consumidor em 1990, que contou com a sua assessoria.

A segunda aula do curso será realizada no dia 28 de agosto, às 11h, com o tema “Conhecendo o Código de Defesa do Consumidor”. A palestrante será a professora Maíra Feltrin, do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU).

Sobre o Programa Capacitar

O Programa Capacitar, iniciativa da ABEAR, visa promover a capacitação e atualização de competências dos profissionais que atuam no setor aéreo, com a oferta gratuita de cursos livres, regulamentados, à distância e bolsas de pós-graduação. Saiba mais neste link.

 

Com a palavra, Marcelo Sodré 

O que o Código de Defesa do Consumidor representou para a sociedade na época do seu lançamento?

O Brasil vivia, na década de 80, uma realidade frágil, de mercado fechado para o exterior. Nos anos 90, com a abertura desse mercado e a chegada de produtos competitivos, surge esse movimento protetivo para o consumidor. Foi um baque no mercado. A imprensa deu um destaque enorme para o Código. Muitos setores não se prepararam, com aquele típico pensamento de ‘essa lei não vai pegar’ e ela pegou. Foi bom para o Brasil, tanto para o consumidor quanto para os comerciantes. Conseguimos formar um mercado mais competente.

Quais são hoje os principais desafios dos órgãos de defesa do consumidor?

O principal desafio é criar um sistema para discutir e organizar as entidades de defesa do consumidor, para que todas se unam e atuem juntas quando necessário. Do ponto de vista temático, os desafios são alguns assuntos que merecem cuidado especial, como o tema dos planos de saúde, que é muito delicado para o consumidor. Temos também o mundo digital, que é algo muito novo e que modifica todas as formas de consumo e exige atenção.

 

Leia mais: ABEAR inicia 3ª turma do curso internacional em gestão da aviação

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A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
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