Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

Aéreas focam na qualidade dos serviços para operações de fim de ano

Com o tradicional aumento de viagens aéreas durante o fim de ano, a ABEAR lista algumas ações que as suas associadas (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM) adotam neste período de alta demanda para manter e aprimorar a qualidade do atendimento aos passageiros nos aeroportos do país:

  • Antecipação da manutenção programada das aeronaves e disponibilização de aviões reserva para garantir a eficiência da operação;
  • Oferta de voos extras- principalmente para cidades de grande conectividade e demanda,
  • Programação das escalas de férias e folgas para garantir maior efetivo de tripulantes;
  • Equipes de agentes de aeroportos preparados para garantir a qualidade do atendimento nos terminais de maior demanda;
  • Reforço nas equipes de operação em solo (restituição de bagagens e manutenção), além das equipes de call center;
  • Monitoramento permanente das condições meteorológicas;

Padrão internacional

Vale lembrar que a pontualidade dos voos no Brasil é superior ao das companhias norte-americanas, com 94% das decolagens realizadas em até 30 minutos do horário programado. O manuseio de bagagem, por sua vez, é um dos mais eficientes do mundo, superior ao de empresas norte-americanas e europeias. De cada 1 mil bagagens embarcadas, apenas 2,1 são extraviadas, enquanto que a média mundial é mais do que o dobro (5,7).

Bagagem

Como quem está viajando agora pode já ter comprado passagens após a introdução das novas regras gerais de transporte aéreo (Resolução ANAC nº 400, que passou a vigorar no final de abril), é importante conferir o tipo de tarifa contratada. Se ela não incluir uma franquia de despacho de bagagem, e isso for necessário, ainda é possível adquiri-la. Cheque com sua companhia aérea os valores e condições. Contratar antecipadamente esse serviço pela internet é mais simples e barato.

Todas as passagens incluem o transporte de um volume de pelo menos 10 kg como bagagem de mão, mas as dimensões podem variar ligeiramente entre as empresas. Certifique-se de tais limites para evitar que a mala tenha que ser despachada, o que poderia gerar custos adicionais. Identificar a bagagem a ser despachada com etiquetas com os dados pessoais, destacá-la com algo que facilite a identificação na esteira (como uma fita colorida ou um adesivo) e protegê-la com um cadeado, capa ou embalagem plástica contribui para aumentar sua vida útil, além de prevenir extravios e acessos indevidos.

Para mais dicas e orientações, acesse o Guia do Passageiro da ABEAR no link:

http://abear.com.br/uploads/arquivos/dados_e_fatos_arquivos_ptbr/GUIA_DO_PASSAGEIRO.pdf

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais quatro associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 12º andar - sl. 1210 | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215