Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

Avança o processo de concessão do Aeroporto de Guarujá (SP)

Presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz (à direita), cumprimenta o prefeito de Guarujá, Valter Suman

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou hoje (16) da cerimônia de anuência da concessão de exploração do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (litoral de São Paulo), realizada no Ministério da Infraestrutura, em Brasília. O ministro da pasta, Tarcísio Freitas, celebrou a conquista e destacou a importância econômica e social da mobilidade urbana na região.

“Para nós é uma alegria muito grande este momento”, afirmou o ministro da Infraestrutura, agradecendo a contribuição da ABEAR, do Comando da Aeronáutica e da bancada federal parlamentar do Guarujá para a viabilização desse projeto. Segundo ele, trata-se de um marco para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do estado de São Paulo.

O próximo passo será a liberação do edital de licitação do aeródromo no município paulista.  A anuência ao processo de concessão permite que a prefeitura de Guarujá faça a licitação do aeroporto por 28 anos, com valor mínimo de outorga de R$ 1 milhão.

O prefeito de Guarujá, Valter Suman, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da ABEAR.  “A partir de hoje a baixada santista vai viver um novo momento. O aeródromo é uma conquista histórica, que vai fomentar a economia de toda a região”, afirmou ele.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, por sua vez, destacou a expectativa da aviação comercial para operar no Guarujá. “Diante de todos esses atores, sobra energia, profissionalismo e competência para desenvolvermos a aviação civil na região, considerada um dos corações econômicos do país”, disse Sanovicz.

O tenente brigadeiro Damasceno, secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica enalteceu os importantes ativos que podem ser retrabalhados em diversos municípios brasileiros, com destaque para o Guarujá: “Esse modal vem para complementar esse futuro brilhante da região”.

Também participaram da solenidade os deputados federais Eli Corrêa Filho (DEM-SP), Júnior Bozzella (PSL-SP), Geninho Zuliani (DEM-SP), Rosana Valle (PSB-SP) e Herculano Passos (MDB-SP). Também acompanharam a assinatura Ronei Saggioro Glanzmann, secretário nacional de Aviação Civil, Tadeu Ferreira, secretário municipal de Turismo de Guarujá, Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto (interior de São Paulo) e Tiago Ferreira, superintendente de regulação econômica da ANAC.

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 8º andar - sl. 832 |
    Centro | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215