Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

ABEAR é homenageada pelo Ministério da Saúde por transporte gratuito de órgãos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) recebeu hoje (27) uma homenagem do Ministério da Saúde por contribuir para a consolidação do sistema nacional de transplantes de órgãos. A solenidade aconteceu em Brasília na data em que é celebrado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. Na oportunidade, foi divulgada uma projeção no número de transplantes no país, que deve chegar a 26,4 mil em 2018.

Alexandre Barroso, paciente de três procedimentos de transplante, foi um dos convidados da cerimônia. Ele testemunhou sua experiência e mostrou entusiasmo com as políticas de transplantes. “A melhor maneira de ressignificar a vida de alguém que já morreu é gerar vida a pessoas como eu. Agradeço a ABEAR que, por meio do programa Asas do Bem, me possibilita falar de transplante, de amor e de renascimento”, afirmou Barroso. Ele é parceiro da associação em projeto de palestras com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Asas do Bem é o programa lançado em 2014 pela ABEAR e suas fundadoras (AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM), para divulgar o transporte gratuito de órgãos por meio da aviação comercial, o que é realizado pelas empresas desde 2001.

Também foram homenageadas a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Corpo de Bombeiros, entre outras organizações. O Major Brigadeiro do Ar, Jeferson Borges, agradeceu o reconhecimento: “Juntos, a FAB e as empresas aéreas têm feito um trabalho extenso e complexo para garantir o transporte de órgãos por todo o país. Esse é um merecido reconhecimento ao esforço que é feito diariamente em prol da vida no país”.

Adeilson Loureiro Cavalcante, ministro interino da Saúde, reforçou a importância da iniciativa: “A união da iniciativa privada, do Ministério da Saúde, dos estados e municípios transformaram o sistema de transplante em referência mundial, com a eficiência que a sociedade brasileira merece”.

O Ministério premiou, ainda, a Sociedade Catarinense de Terapia Intensiva (SOCATI), pela promoção e desenvolvimento de atividades em incentivo à doação de órgãos e tecidos. Na mesma ocasião foi lançada campanha nacional de incentivo à doação de órgãos com o tema “Espalhe amor, doe órgãos”. 

 

Balanço

Daniela Salomão, coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, destacou que cada vez mais estados passaram a participar da iniciativa, como é o caso de Roraima e Tocantins. A lista de espera por órgãos teve redução de 6% em junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. O rim continua sendo a principal demanda do sistema.

Por meio de cooperação voluntária e solidária, a FAB e as companhias aéreas realizaram no primeiro semestre deste ano 2.474 transportes aéreos. A atuação da iniciativa privada representa 90% do total. “Para que isso ocorra é preciso integrar diferentes atores. Queremos agradecer as companhias e a todos os envolvidos”, reforçou Francisco de Assis Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 8º andar - sl. 832 |
    Centro | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215