Agência ABEAR
Informações oficiais do setor aéreo; conteúdo pode ser reproduzido livremente pela mídia, mediante crédito para a fonte.

VÍDEO: Pontualidade média de voos domésticos é de 85% no Brasil

Pontualidade média de voos domésticos é de 85% no Brasil

Para partidas realizadas com até 15 minutos do horário previsto, desempenho das associadas à ABEAR é melhor do que das companhias americanas

 

Em 2014, as companhias aéreas brasileiras obtiveram pontualidade de 85% em voos domésticos, considerando partidas realizadas em até no máximo 15 minutos depois do horário programado. A faixa é a mais utilizada mundialmente pelo mercado de aviação para a apuração do cumprimento dos horários previstos.

O resultado mostra uma discreta melhora em relação ao ano anterior, quando o índice registrado foi de 84%. Em comparação, de acordo com o mesmo critério, as aéreas brasileiras tiveram desempenho superior ao das empresas norte-americanas nos voos domésticos realizados nos Estados Unidos, que registraram pontualidade de 78% em 2014.

A análise faz parte do Panorama 2014, estudo anual da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). O levantamento de pontualidade consolida os indicadores operacionais das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e TAM e tem com base os registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Transportes (DOT), dos Estados Unidos.

pontualidade_2014

Além do critério de 15 minutos, o estudo da ABEAR identifica as decolagens realizadas dentro de 30 (correspondente ao índice oficial da ANAC) e 60 minutos depois do horário previsto. Nessas margens, as aéreas brasileiras atingiram pontualidade de 92% e 97%, respectivamente.

Entre as iniciativas tomadas pelas companhias para garantir os altos índices de pontualidade iniciadas a partir da Copa do Mundo e que foram incorporadas no dia a dia da aviação comercial estão “o trabalho colaborativo com o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), o aperfeiçoamento dos processos de embarque de passageiros, além das ações preventivas tomadas pelas empresas para os períodos de maior fluxo de passageiros nos aeroportos como carnaval, feriados prolongados e fim de ano, que compreendem disponibilização de voos extras, remanejamento de funcionários para aeroportos mais demandados e antecipação de manutenção de aeronaves”, afirma o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ronaldo Jenkins.

Para o consultor técnico da ABEAR, Maurício Emboaba, o índice é positivo “demonstra os esforços do setor no Brasil, companhias aéreas, aeroportos e gestores de tráfego aéreo, na melhoria dos serviços prestados e na busca pela excelência no atendimento aos passageiros”.

Na comparação com o desempenho das aéreas americanas, ele comenta que, “se por um lado a infraestrutura aeronáutica nos Estados Unidos é muito mais desenvolvida e favorece a pontualidade, por outro, a influência da meteorologia nas operações aéreas brasileiras é bastante inferior, contribuindo positivamente da mesma forma”. Em 2014, o mau tempo foi razão para 31% dos atrasos registrados nos voos domésticos nos Estados Unidos, enquanto, no Brasil, o índice foi de 16%.

grafico pontualidade

Para saber mais sobre o tema, acesse o vídeo Pontualidade Média de Voos Domésticos 2014.

 

 

 

Notícias Relacionadas

A ABEAR foi criada em 2012 pelas companhias AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (hoje LATAM) e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A entidade tem ainda mais seis associadas: Boeing, Bombardier, LATAM Cargo, MAP, Passaredo e TAP. Saiba mais
  • Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 22 - Torre Ibirapuera I
    Moema | 04028-002 | São Paulo | SP
    + 55 11 2369-6007
  • Av. Marechal Câmara, 160, Ed. Orly, 8º andar - sl. 832 |
    Centro | 20020-080 | Rio de Janeiro | RJ
    + 55 21 2532-6126
  • SAUS Quadra 1 - Bloco J , 10/20 - Edifício CNT - Sala 506
    70070-944 | Brasília | DF
    + 55 61 3225-5215